terça-feira, 30 de setembro de 2008

Kakulu e Kabaça

Kabasa – O mais novo de dois gémeos; é também sinónimo de contemporâneo ou de mundo dos vivos; também aplicável à cidade fortificada do Ngola, na zona onde o rei convive com os vivos (t. kimbundu).

Kakulu – O mais velho de dois gémeos; é também sinónimo de antepassado ou de mundo dos mortos; também aplicável à zona da cidade fortificada do Ngola onde o rei guarda os objectos sagrados e as relíquias dos antepassados (t. kimbundu).

2 comentários:

Unknown disse...

Caro amigo Ângelo,
Antes de mais gostaria manifestar a minha satisfação pela criação do presente blog, que graças o qual, gente que já não vê á largos anos, está ser possivel interagir através do mesmo.
Faço esse pequeno comentário num com muita emoção não só pelo que o blog está a nos proporcionar mas muito especialmente pelo facto de apôs de mais de 30 anos poder ver através de fotografias aqui anexadas ver a face daquela que foi a minha primeira professora no ensino primáro. Gostaria de lhe informar que eu sou o José Da Conceição Manuel, filho de Teresa Cardoso, irmã mais velho do seu amigo António Cardoso. Devo ainda lembrar-lhe que somos de certo modo parentes por afinidade pelo facto de o saudoso tio Cesário ter-se casado com a prima uma de meu pai, a tia Ana Mateus.
Um forte abraço.

José Da Conceição Manuel

Ângelo disse...

Olá José!

Que sejas bem vindo e obrigado pelos comentários. Este blog sobre a nossa terra será um local de convívio, de conhecimento e de encontro entre todos aqueles que viveram, vivem ou amam aquela terra de Caculo Cabaça.