quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Caculo Cabaça em directo

Eram oito horas da manhã de Sábado, em Portugal, do dia 27 de Dezembro de 2008. Ainda sonolento, atendi o telefone: Do outro lado uma voz - Alô sabes quem fala?. Era a voz inconfundível do António Cardoso, esse amigo fiel que nunca deixou que as distâncias da Geografia ou os precalços da História deixassem erguer uma barreira entre amigos desde a infância. Depois das palavras iniciais,: Já tomei banho hoje, nas águas do Kazua!!! Falava de Caculo Cabaça! Depois do Amável, era outro amigo que chegava de visita à terra passados 24 anos. A alegria daquele telefonema transpirava na sua voz emocionada por este reencontro com a terra que o tinha visto nascer e crescer! As novidades: Estado geral das construções, de abandono e mau estado, com algumas excepções como o bar e uma ou outra casa, mas a boa nova era que desde Luanda tinham percorrido este caminho apenas em 5/6 horas com paragem para almoço no Dondo. A estrada de Samba Caju a Banga está a ser asfaltada! Que grande novidade e o tapete novo já está no Zalata (morro do Pureza). Também ao nível das comunicações o sinal da rede de telemóvel é boa, pelo que de lá foi feito o tal telefonema para Portugal.

Será este o início do regresso de muitos filhos da terra e do começo de uma nova vida!

Obrigado Cardoso.

Seguem as fotos, testemunho visuais das terras de Caculo e Cabaça.

5 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Cardoso
Porque à muito tempo não sentia um misto de alegria e saudade da junventude passada, confesso que não consegui deter as lágrimas, bem aja pelas fotos. A a memória das recordações não dá para ficar indiferente. Da minha parte o meu muito obrigado por me fazeres viajar no tempo um abraço
Jorge

Anónimo disse...

E sempre bom ter novidades dessa area por onde passamos. Tem contacto com alguem que esteve na Banga e Cariamba?
Passei alguns anos numa pequena povoacao que se chamava : Granja". Ficava entre Banga e Cariamba.
Vivo desde 1978 em Boston Ma. Meu pai era "Cabo Chefe" da Granja.

um abrac,o
Cristiano Gomes
cdanilo1955@hotmail.com

Ângelo disse...

Caro Cristiano, concerteza que alguém conhecerá. Eu lembro-me de passar na Granja, a caminho de Cariamba. Era militar o teu pai?

Angelo

Unknown disse...

Permitam a minha intromissão, mas sem querer, vim dar a esta caminho que me deixou “com uma lágrima no canto do olho”.
Vivi a minha infância na Banga e hoje tive a oportunidade de ver Caculo Cabaça, dois marcos a Banga: o Hospital que me parece muito bem conservado, e uma contigua à minha (quase, quase que via a minha). Lembro-me vagamente da visita do Bispo à Vila da Banga Caculo Cabaça. Apesar de Kandengue (julgo que terá ocorrido em 68 /69 ?) melhores memórias o confirmem. Pude rever o Administrador Orlando Morazo, e outros de que a memória não se lembra. Ao autor deste espaço, o meu sincero obrigado pela divulgação e oportunidade destas Vilas que fizeram e fazem parte de nós.
Xico Marques

Anónimo disse...

Amigos estamos a organizar um almoço dos ex-residentes em Caculo Cabaça.Desta vez o nosso Amigo Zé Luis está a tentar os contactos com o pessoal que queira ir a este almoço, que desta vez se vai realizar em principio em Tomar.
penso que a grande parte dos ex-miudos da povoação estão de acordo. Segundo me disseram está acordado em principio para 12 de Setembro 2009.
muito gostariamos de ter um feedback dos nossos amigos que foram recentemente a nossa querida Caculo para termos mais um tema de conversa, para o convivio que de serteza sera frutuoso entre todos os amigos daquela saudosa terra que marcou a nossa juventude
Beijinhos e abraços para todos.
Já agora ao nosso amigo Xico Marques que era Kandengue como nós diga qualquer coisa para se possivel ir a este convivio, que já é a terceira vez que se realisa Abraço
Jorge Oliveira
mendes.jaulino@sapo.pt